TV Digital pela antena parabólica. Funciona mesmo?

12/1214:15Agência Estado

Logo depois do pronunciamento do presidente da República que iniciou as transmissões da TV Digital, em 2 de dezembro, o apresentador Emílio Surita, do programa “Pânico na TV”, fez um anúncio bombástico: qualquer um com uma parabólica, em qualquer lugar do Brasil, também poderia ter a TV Digital em alta definição.

Foi uma enorme surpresa. O padrão de TV Digital do Brasil não previa a transmissão por satélite.

A iniciativa foi coordenada, em conjunto, por… Rede TV! e Band. “Queremos que, mesmo as pessoas que estejam nos rincões do Brasil tenham acesso às imagens em alta definição”, disse à reportagem o diretor-geral da Band, Frederico Nogueira. “Desenvolvemos a tecnologia para transmitir em HD no satélite.” Assim, os mais de 10 milhões de usuários de parabólica no País poderiam entrar direto no mundo da alta definição. O que pareceu um sonho, porém, rapidamente ganhou contornos realistas. Apenas Rede TV! e Band disponibilizaram seu sinal em alta definição para parabólicas. E isso não deve mudar tão cedo.

Globo, Record, Gazeta e MTV não planejam colocar o sinal no formato, disseram à reportagem.”Atrapalharia o formato de funcionamento das redes, que é ter programação local emitida por retransmissoras”, diz o diretor de Tecnologia da Record, José Roberto Amaral. O SBT não respondeu à reportagem até o fechamento da edição.

Para receber os únicos dois canais disponíveis em HD, é necessário um investimento considerável. O primeiro passo é atualizar o receptor que fica na ponta da própria antena, logo no centro do disco parabólico. Esse serviço pode custar, com peças e cabos, até R$ 300. Em seguida, é preciso trocar o sintonizador, a caixinha que recebe as transmissões e passa os programas para a tela da televisão. E aí mora o problema: existe o receptor digital de satélite e, por conta da estréia da TV Digital, o receptor de satélite de alta definição.

Há pessoas confundindo os dois e, daí, surgiu uma onda de desinformação. O receptor digital de satélite sintoniza todos os canais analógicos que a parabólica já recebia, mais os canais digitais de definição padrão.

A qualidade da imagem da transmissão digital pela parabólica é excelente, mas só para TVs convencionais. Agora, o que a Rede TV! e a Band propõem é a criação de um novo receptor digital, capaz de sintonizar os canais analógicos, os digitais de definição padrão e finalmente os digitais de alta definição.

Esse aparelho já está sendo desenvolvido por empresas como Comsat e Plasmatic. A primeira deve lançar seu modelo no fim de janeiro, por cerca de R$ 400. Já a Plasmatic promete ter o seu no primeiro semestre, mas não divulgou qual será o preço.

Esse sistema não tem nada a ver com o sistema brasileiro de TV Digital. Funciona em um padrão diferente, não é captado por antenas UHF, não recebe todos os canais em HD pelo ar e não oferecerá interatividade. É muita complicação para pouco benefício.

Só quem mora em regiões afastadas, onde o sinal UHF da TV Digital vai demorar a chegar, tem alguma vantagem em embarcar na onda da alta definição pela parabólica.

Ainda assim, vai precisar de uma tela de alta definição, um sintonizador novo, uma possível atualização na parabólica e, ainda assim, conseguirá assistir, em HD, só dois canais, que por algum tempo oferecerão poucos programas em alta definição. Pense bem.

7 comentários sobre “TV Digital pela antena parabólica. Funciona mesmo?

  1. gostaria de seber si com a parabolica digital eu consigo assistir as pragramaçoes locais da minha regiçao .como.jornais propagandas e etc……., wandesron de betim mg grande bh

  2. comigo nâo deu certo comprei fio novo etc mas os unicos canais que estavao pegando bem era band,cançao nova,cnt,sbt a globo,redetv,record news,record nâo estavâo pegando bem a redetv nem pegava essa merda é pura palhaçada.

  3. Oi,instalei um decoder digital na minha parabolica de tela banda C, estou recebendo o sinal de 10 canais, mas o sbt,band,redetv…entre outras nao…o que esta acontecendo?Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s